Boas práticas para o Uso de EPIs
O uso de EPIs é peça chave para a Segurança do Trabalho nas empresas. Isso porque eles configuram a última saída para assegurar a saúde e a segurança física dos trabalhadores em um local ou atividade de risco.
Para que sejam de fato eficientes, alguns cuidados fundamentais são importantes à sua guarda e conservação.
Essas indicações são dadas pelos próprios fabricantes e é importante prestar atenção sempre ao que é recomendado. No entanto, existem algumas dicas práticas e bem simples que são iguais para todos ou a maioria dos equipamentos.
1) Siga sempre as Instruções do Fabricante
Sempre seguir as recomendações do fabricante. Não há ninguém com maior autoridade para dizer como um produto deve ser utilizado, lavado, conservado ou armazenado do que o responsável pela fabricação.
2) Respeite as limitações do Certificado de Aprovação
Todos EPI, deve conter o CA – Certificado de Aprovação. Este certificado é o que garante que o produto tenha sido fabricado conforme recomendam as autoridades locais. Sendo apto para ultilização.
4) Realize um processo de Higienização correto em cada EPI
Para boa durabilidade é obrigatoriamente a Higienização dos EPIs.
A melhor maneira de saber de higienização é consultando as recomendações do fabricante. Porém, algumas práticas comuns a vários produtos, como: lavar sempre com sabão neutro; secar à sombra; não guardar o produto úmido; entre outros.
3) Utilizar EPI somente durante as atividades
Muitos trabalhadores pensam que o EPI deve ser utilizado a todo instante, o que não é verdade! O uso de EPIs só é obrigatório durante a realização de uma determinada atividade ou presença em um determinado local de risco. Após isso, o equipamento deve ser retirado e armazenado no local apropriado.
5) Armazene os EPIs adequadamente
Você precisa ter certeza que o produto está abrigado do calor e da umidade, longe de objetos pontiagudos, entre outras situações que pudessem danifica-lo . Além disso, não guarde os junto das roupas dos funcionários, é importante que haja um isolamento para evitar possíveis contaminações.
6) Realize Treinamentos em Equipe
Não há Segurança do Trabalho sem conhecimento. Por este motivo, organize não só um treinamento com a sua equipe, como um calendário de treinamentos, principalmente sobre o uso de EPIs.
7) Fique de olho no Prazo de Validade
É muito importante ficar atento ao prazo de validade do equipamento. Isso porque a partir daquela data limite, o produto não estará mais apto a oferecer a proteção necessitando sua troca, pois pode colocar a vida do trabalhador em risco , onde a empresa também será autuada se um funcionário for pego utilizando EPI fora da validade.
8) Atente-se ao estado dos EPIs
Além do prazo de validade, é importante ficar atento ao estado de conservação do Equipamento. Muitas vezes, mesmo dentro da validade, o EPI pode ser danificado por conta de algum impacto ou contaminação. Nestes casos, é fundamental que seja feita a substituição do produto.